A indicação para cirurgia bariátrica estipula um limite de idade de 65 anos. Isso porque grande parte da população idosa possui problemas de saúde e necessidades, derivados da obesidade ou não, que torna o risco da cirurgia maior do que os benefícios.
Vai depender de cada paciente e médico a possibilidade de se operar alguém que tenha mais idade do que a indicada para tal. No entanto, a obesidade continua sendo um fator de risco para o paciente, mesmo na terceira idade. É possível reverter essa situação?
Quando esse paciente idoso consegue indicação para a cirurgia bariátrica, a questão da perda de peso acaba sendo mais fácil, mesmo que os cuidados exigidos para o procedimento e para vida após ele, precise, ser triplicados. Os benefícios com a cirurgia são similares aos das pessoas mais jovens.
Quando a cirurgia não é indicada, é possível sim, adotar mudanças na alimentação e estilo de vida desse idoso para que ele possa ter um controle do seu peso e uma vida mais saudável, mesmo que, devido às limitações da idade, a perda de peso não seja tão acentuada quanto a de uma pessoa que pode passar pela bariátrica.
Adotar um estilo de vida mais saudável e ativo, não tem limite de idade. Toda mudança nesse sentido, será positiva.
Dr. Rafael Valério
Cirurgia Geral e Cirurgia Bariátrica
Divinópolis e Nova Serrana
AGENDE UMA CONSULTA
AGENDAR