Uma dúvida muito comum dos meus pacientes é sobre a alimentação após a bariátrica. Você também tem essa dúvida? Hoje convidei a minha colega de profissão, a @nutri_flaviaprado para explicar sobre esse tema.
De maneira geral, a principal mudança na alimentação após a cirurgia é uma diminuição importante na quantidade de alimentos consumidos diariamente devido à redução do estômago. Porém, outros cuidados com a alimentação são fundamentais.
Essa evolução da dieta ocorre normalmente em estágios.
Usualmente inicia-se a alimentação com a ingestão de pequenos volumes de água, evoluindo para dieta líquida durante aproximadamente 8 a 10 dias. Nesse momento são introduzidos os suplementos de vitaminas e minerais.
A dieta evolui para líquidos mais cremosos, como iogurtes, vitaminas, caldos, mingaus, suplementos proteicos.
Você estará, então, avançando para a dieta pastosa. Essa fase vai amassar os alimentos, como um purê, frutas amassadas, carne moída, desfiada… A dieta pastosa é muito importante para permitir que seu estômago cicatrize.
A sua dieta evolui para branda, ou seja, alimentos normais, porém mais macios.
Os alimentos normais em consistência estarão sendo introduzidos, em pequenos volumes e de acordo com sua tolerância.
É importante ressaltar que essas evoluções deverão ser acompanhadas por seu Nutricionista para preservar sua saúde.
Após sua finalização o paciente pode retornar para sua dieta normal, sempre respeitando as orientações médicas e nutricionais para que o processo de emagrecimento evolua e os resultados alcançados com a cirurgia perdurem.
AGENDE UMA CONSULTA
AGENDAR