Prevenção e controle dos fatores de risco é a grande chave para combater a obesidade e suas doenças associadas que correspondem a 72% dos óbitos no Brasil; cirurgia bariátrica é o método mais eficaz no combate à obesidade mórbida e suas doenças associadas.
⠀
De acordo com dados do Ministério da Saúde das seis doenças que mais matam no País, por ordem, acidente vascular cerebral, infarto do miocárdio, pneumonia, diabetes, violência e hipertensão, quatro estão relacionadas à obesidade. As duas primeiras afetam diretamente o sistema cardiovascular. Sabendo-se que mais da metade dos brasileiros estão com sobrepeso e obesidade este é um quadro preocupante tanto para o momento atual quanto para o futuro, uma vez que o sobrepeso não tratado evolui para obesidade.
⠀
Coração do obeso
O coração do indivíduo obeso sofre uma série de problemas com o excesso de peso. A gordura em volta do órgão, considerada de origem ruim para o organismo, aumenta o risco de entupimentos arteriais ao mesmo tempo em que os altos níveis de açúcar no sangue podem causar o endurecimento do músculo cardíaco dificultando o desempenho adequado do coração.
⠀
⠀
Tratamento e prevenção
A combinação de uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos é a maneira mais recomendada para o controle do peso e dos fatores de risco que podem desencadear o surgimento de diversas doenças. O tratamento da obesidade também pode ser feito, em alguns casos, com a combinação de medicamentos, assim como, em último caso, com a realização da cirurgia bariátrica. Seja qual for o método utilizado para o emagrecimento, as placas de gordura que estão depositadas nas artérias do coração permanecerão lá, porém numa condição estável que oferece menor perigo.
⠀
Fonte: A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.
⠀
Está com dificuldade de perder peso? Tem o sonho de fazer a cirurgia bariátrica? Vamos conversar!
AGENDE UMA CONSULTA
AGENDAR