Em um estudo realizado por pesquisadores brasileiros, com apoio da Fapesp e publicado na revista referência na área, Obesity, foi observado o aumento de risco de complicações cardiovasculares em pacientes com Covid-19.
Esse aumento foi constatado analisando dados de 109 pacientes, de ambos os sexos de idade média de 51, internados no Hospital Estadual de Bauru e na Santa Casa de São Carlos, diagnosticados com casos moderados de Covid-19.
Foi identificado nesses pacientes um efeito deletério da capacidade endotelial, provocando ou agravando uma “disfunção endotelial”. Essa é uma condição caracterizada pela perda de capacidade dos vasos sanguíneos de se contraírem e relaxarem adequadamente, o que aumenta o risco de eventos cardíacos, como AVC, trombose e infarto.
Esses pacientes foram caracterizados no estudo, para se identificar quais seriam os fatores responsáveis por modular ou acentuar o dano endotelial, segundo Alessandro Domingues Heubel, o primeiro autor do artigo. A conclusão à qual se chegou foi que a obesidade foi o principal fator para o agravamento da disfunção endotelial em pacientes com Covid-19.
Para testar essa premissa, foram coletadas amostras de sangue em ocasião da internação dos pacientes, para parâmetro de comparação, e 72 horas depois a função endotelial foi avaliada. Esse teste foi realizado por “dilatação mediada pelo fluxo”, um método não invasivo que mede o diâmetro da artéria braquial por meio de um ultrassom vascular antes e depois de uma manobra que obstrui o fluxo sanguíneo no braço por alguns minutos.
Após a desobstrução foi observado que o retorno do fluxo endotelial, em pacientes com obesidade, foi muito abaixo do esperado. Foi feita a análise de todas as comorbidades dos pacientes, separadamente, para poder certificar-se que o resultado estava vinculado à obesidade e não a outro fator, chamada de “análise de regressão univariada”.
Assim foi constatado que quanto maior o índice de massa corporal (IMC) menor era a qualidade da função endotelial. Vocês podem conferir o estudo original no link abaixo para maiores detalhes.
https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/oby.23311
AGENDE UMA CONSULTA
AGENDAR