Postado por producao em 15/mar/2022 - Sem Comentários
O quanto uma pessoa deve esperar para se submeter a uma cirurgia bariátrica?
Isso vai depender de qual é seu grau de obesidade; se já tentou emagrecer de outras formas por 2 anos, sem sucesso; se tem comorbidades que tornam você um candidato à cirurgia.
Mas digo o seguinte: Se você já tem a indicação para a cirurgia, isso significa que já cumpriu todos os critérios que o consideram como uma pessoa em NECESSIDADE de fazer a cirurgia. Ninguém reduz o estômago por prazer.
Eu vejo muitos pacientes que demoraram anos, ou mesmo décadas, para procurar ajuda. Nesse período não apenas esses pacientes tiveram uma péssima qualidade de vida, como desenvolveram ou agravaram doenças que poderiam ser prevenidas ou, pelo menos, amenizadas.
Então não espere nem mais um dia!
Dr. Rafael Valério – Cirurgia Bariátrica e Cirurgia Geral Avançada
DIVINÓPOLIS-MG
Rua Coronel João Notini, 185 – 7 andar.
☎ (37) 3221-6277
📱 (37) 9.8838-2637 (whatsapp)
💻 www.drrafaelvalerio.com.br
Postado por producao em 14/mar/2022 - Sem Comentários
Que a obesidade afeta negativamente a saúde das pessoas das mais diversas formas, é algo que já sabemos. Mas você sabia que ela pode provocar ou potencializar a disfunção eréctil nos homens?
Isso pode acontecer por múltiplos fatores. Um deles é que a produção de testosterona, essencial para a manutenção da libido e das ereções, tende a cair drasticamente em indivíduos obesos.
Outra razão é que a obesidade normalmente acarreta problemas de circulação e vascularização que, fatalmente, afeta também o “dito cujo”.
Além dessas duas principais razões, frequentemente (se não sempre) pessoas em estado de obesidade acabam sujeitas a pressões e dificuldades de natureza emocional que agravam ainda mais esse problema.
Você conhecia essa relação entre a obesidade e a impotência?
Dr. Rafael Valério
Cirurgia Geral e Cirurgia Bariátrica
Divinópolis e Região
Fontes:
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4408383/
www.nature.com/articles/ijir20089
www.urocentro.com/urocentro-obesidade-e-impotencia-sexual/
Postado por producao em 11/mar/2022 - Sem Comentários
Eu já falei em diversas ocasiões que existe uma relação entre a obesidade e o desenvolvimento de câncer. Mas enquanto o problema existe, é fundamental repetir.
Cada tipo de câncer tem seus potenciais causas, sendo o envelhecimento uma delas, a herança genética, outra. Estilo de vida, alimentação, fatores ambientais aos quais estamos sujeitos, etc. Tudo isso influência nas nossas chances de desenvolver algum tipo de câncer durante a vida.
Mas uma cruel realidade é que a obesidade é responsável por agravar em muitas vezes o risco de desenvolver a doença. E, frequentemente, pessoas que convivem com a obesidade por muitos anos, às vezes a vida toda, desenvolvem vários tipos diferentes de câncer.
E câncer é uma das quatro principais causas de morte antes dos 70 anos em todo mundo. Todos nós temos o poder de tomar decisões que nos permitam viver mais e melhor:
✅Realize os exames preventivos quando indicado;
✅Pratique atividades físicas regularmente;
✅Adote uma alimentação mais saudável;
✅Controle seu peso;
✅Faça checkups médicos periódicos;
Câncer pode e deve ser combatido e as chances de se ter uma vida normal é MUITO maior quando a doença é detectada precocemente e o tratamento realizado no seu início.
04/02 Dia Mundial do Câncer
Dr. Rafael Valério
Cirurgia Geral e Cirurgia Bariátrica
Divinópolis e Região
Postado por producao em 10/mar/2022 - Sem Comentários
Ao ser submetido à cirurgia bariátrica, o paciente precisará atravessar um processo de reintrodução alimentar adequado à capacidade do estômago operado em recuperação. Esse processo atravessa várias etapas:
✅FASE 1: No primeiro dia após a cirurgia é realizada apenas a ingestão de pequenos volumes de água. Nos 10 dias seguintes a alimentação irá evoluir para uma dieta líquida, de baixo valor calórico;
✅FASE 2: Entre 10 e 20 dias após a cirurgia, a sua dieta vai evoluir para uma alimentação líquida mais cremosa, contando com iogurtes, vitaminas e caldos;
✅FASE 3: Entre 20 e 30 dias após a cirurgia, você começa a “Dieta Pastosa”, e poderá consumir, purês, legumes amassados, papas, polenta, caldos, ovo mole e carnes desfiadas.
✅FASE 4: Depois de 30 dias, aproximadamente, sua alimentação evolui para uma “Dieta Branda”, que consiste em uma alimentação normal, na qual todos os alimentos precisam ser muito bem cozidos;
✅FASE 5: Depois de aproximadamente 2 meses após a cirurgia você é gradualmente reintroduzido ao consumo de uma dieta normal, de acordo com a sua tolerância.
Todas essas etapas são acompanhadas pela equipe multidisciplinar que adequará o processo de acordo com as necessidades de cada paciente.
Dr. Rafael Valério
Cirurgia Geral e Cirurgia Bariátrica
Divinópolis e Região
Postado por producao em 09/mar/2022 - Sem Comentários
Olá pessoal, tudo bem? Venho trazer para vocês hoje uma reflexão rápida. Muitas pessoas, não têm acesso a opções saudáveis de comida no trabalho e a lanchonete ao lado está sempre recheada de tentações.
Consequência: ganho de peso.
Para prevenir isso, confira essas dicas:
✅Leve de casa algumas frutas ou outro lanchinho preparado;
✅Nada de jejum, coma regularmente, de 3h em 3h. Pessoas saciadas tendem a não cometer excessos;
✅Se não puder levar almoço de casa e não houver refeição no trabalho, mapeie as melhores opções nas proximidades;
✅Beba bastante água, além de ser essencial para o funcionamento do organismo, ajuda a “enganar o estômago”;
✅Varie as refeições, ao comer as mesmas coisas todos os dias, nosso paladar fica mais sensível ao que é diferente, aumentando o risco de cometermos excessos.
Dr. Rafael Valério
Cirurgia Geral e Cirurgia Bariátrica
Divinópolis e Região
Postado por producao em 08/mar/2022 - Sem Comentários
Imagine a seguinte situação: você está em um carro em alta velocidade quando estoura um pneu e ele assume uma trajetória errática e potencialmente perigosa.
O que você sente? Seu cérebro libera adrenalina com o susto, seu coração dispara, você sua e se sente estressado. Você controla as reações do seu corpo? Não!
Muitas pessoas pensam equivocadamente que a compulsão alimentar é sinal de gula ou capricho, mas como no exemplo acima, a pessoa que sofre com ela, não é capaz de controlar o que seu corpo sente.
Quando comemos, principalmente alimentos açucarados ou gordurosos, nosso cérebro libera dopamina, neurotransmissor responsável, dentre outras coisas, pela sensação de prazer.
O cérebro da pessoa que sofre com compulsão alimentar se comporta de maneira análoga à daquela pessoa que consome álcool e outras drogas. Quando ela lida com um ou mais gatilhos (estresse, dieta muito restrita, tristeza, depressão, ansiedade, dentre outros) ela tende a encontrar prazer na comida.
Para muitas pessoas obesas, esse foi o caminho que as levou a tal situação. Quem sofre de compulsão alimentar não precisa de julgamentos ou críticas, mas sim de ajuda médica e psicológica.
Dr. Rafael Valério
Cirurgia Geral e Cirurgia Bariátrica
Divinópolis e Região