Postado por producao em 26/jul/2023 - Sem Comentários
Para você, que tem encontrado dificuldade para enfrentar a obesidade, talvez durante anos, e se encontra desmotivado para tentar, eu trago as seguintes mensagens:
é importante lembrar que a obesidade não é um sinal de fraqueza ou falta de força de vontade. É uma condição complexa, com múltiplas causas e fatores que contribuem para o seu desenvolvimento.
a mudança é possível e acontece um passo de cada vez. Não espere resultados imediatos ou perfeição absoluta – cada pequena escolha saudável que você fizer é um passo na direção certa.
você não precisa enfrentar isso sozinho. Há uma variedade de profissionais e recursos disponíveis para ajudá-lo a alcançar seus objetivos e a manter um estilo de vida saudável e equilibrado.
Postado por producao em 19/jul/2023 - Sem Comentários
Nem todos. Geralmente, a cirurgia plástica reparadora é necessária apenas em pacientes que tinham um IMC muito elevado antes da cirurgia ou naqueles pacientes que perderam muito peso em um curto espaço de tempo.
Para pacientes que antes da bariátrica, já tinham iniciado uma rotina de exercícios voltados ao ganho de massa e combate à flacidez e que mantêm essa rotina após a bariátrica, conseguem emagrecer com o corpo adaptando-se às mudanças e dispensando a necessidade de cirurgia.
Em alguns casos, porém, a abdominoplastia é recomendada. Somente o médico pode avaliar e orientar o paciente quanto à necessidade do procedimento.
Postado por producao em 12/jul/2023 - Sem Comentários
A compulsão alimentar pode ser responsável ou agravante do ganho de peso e pela obesidade, provocada, muitas vezes, por gatilhos emocionais, como a ansiedade. O Ministério da Saúde define a compulsão alimentar como:
O transtorno da compulsão alimentar periódica (TCAP) caracteriza-se pela ingestão descontrolada de grande quantidade de alimentos, sem apetite e quase sem mastigar, até que seja alcançada a plenitude.
Hoje eu trago 4 dicas simples que você de como evitar esse problema:
1) Observe por qual motivo ou em que situação você costuma comer demais: quando está entediado, se algo desconfortável aconteceu no seu dia, se está comendo para comemorar algo. Comer é um ato social, mas é importante não utilizar isso como desculpa para comer a todo momento, mesmo sem fome.
2) Beba muita água, já que tendemos a confundir sede com fome. Além disso, a água te trará saciedade, além de deixar seu corpo hidratado e em pleno funcionamento.
3) Preste atenção ao que você compra: se você tem tendência a se descontrolar perante objetos calóricos e industrializados como biscoitos, chocolates e salgadinhos, não é uma boa ideia mantê-los em casa.
4) Pratique atividade física: o aumento da dopamina e serotonina decorrentes da prática de atividade física, te deixará mais relaxado e satisfeito e menos propenso a atacar a geladeira.
Postado por producao em 06/jul/2023 - Sem Comentários
Todo indivíduo possui uma Taxa Metabólica Basal, que é a quantidade de energia (calorias) gastas para que o corpo humano funcione – o coração bata, a respiração ocorra, a digestão aconteça.
Há alguns fatores que influenciam essa taxa, como idade e percentual muscular, por exemplo.
Em indivíduos com o metabolismo mais lento, a TMB é menor, consequentemente, eles precisam consumir menos calorias para que o corpo funcione corretamente. Isso ocorre com pessoas obesas que possuem uma maior taxa de gordura corporal, o que leva a um metabolismo mais lento – já que a quantidade de massa magra é menor.
Para acelerar o metabolismo é recomendável realizar atividades físicas focando no aumento muscular. Também deve-se fugir de dietas restritivas e sem acompanhamento, já que uma ingestão menor de calorias coloca o corpo em estado de alerta, o que desencadeia uma desaceleração do metabolismo.