Postado por producao em 28/set/2023 - Sem Comentários
A cirurgia bariátrica é um tratamento altamente eficaz no combate à obesidade e doenças relacionadas
No entanto, muitas pessoas ainda questionam se o estômago pode voltar ao seu tamanho original após a cirurgia.
Ambas as técnicas de cirurgia bariátrica (by-pass e Sleeve) levam à diminuição volumétrica do estômago e não, o estômago não retorna ao seu tamanho original.
Caso o paciente não siga as orientações médicas, no entanto, o sobrepeso pode sim retornar pois, além da capacidade do estômago, a obesidade está relacionada à hábitos sedentários, alimentação hipercalórica e pouco nutritiva
Postado por producao em 20/set/2023 - Sem Comentários
Essa dúvida é comum e pensando no bem-estar materno e fetal, o recomendado é que a gravidez aconteça pós-bariátrica.
Como a gestação é um período em que a mulher precisa estar saudável e deve preparar a ‘casa’ para receber um convidado ilustre, seu bebê, é importante que ela faça a cirurgia bariátrica antes da gestação – e não depois dela, se essa for a indicação de seu cirurgião.
A fertilidade da mulher aumenta após a cirurgia e a orientação médica é que haja uma espera de 18 a 24 meses após a cirurgia para que a mulher engravide.
Vale ressaltar ainda que durante a gestação, o acompanhamento do médico bariátrico, da equipe multidisciplinar e do obstetra são fundamentais para a saúde da gestante e do feto.
Postado por producao em 11/set/2023 - Sem Comentários
No pós-bariátrica, alterações na sensibilidade do paladar e preferência por alimentos específicos são extremamente comuns.
Isso ocorre, pois, a cirurgia exige mudanças no comportamento alimentar, com mastigação exaustiva e o comer devagar, dessa forma, o alimento passa a ser melhor elaborado na boca e o paciente passa a saboreá-lo.
Esse efeito também é resultado do restabelecimento do paladar normal, proporcionado pelas alterações fisiológicas da cirurgia bariátrica.
As pessoas com maior índice de massa corporal acabam escolhendo alimentos mais processados, doces e gordurosos, contribuindo para o aumento de peso e paladares viciosos.
Postado por producao em 01/set/2023 - Sem Comentários
A obesidade é uma doença que atinge milhões de pessoas em todo o mundo e traz diversos problemas de saúde. No caso das mulheres, o impacto vai muito além, podendo gerar distúrbios no assoalho pélvico.
As sete maneiras onde ela afeta são:
👉Irregularidade menstrual,
👉Incontinência urinária,
👉Síndrome do ovário policístico,
👉Infertilidade,
👉Risco de tumores malignos,
👉Afecções osteomusculares
👉Distúrbios como candidíase e vaginite.
É fundamental que as mulheres estejam atentas aos sinais da obesidade e procurem ajuda médica se estiverem acima do peso. Exercícios físicos e uma alimentação saudável são os melhores aliados na luta contra a obesidade.